O elo perdido dos grandes fesivais!

Este slideshow necessita de JavaScript.

O MorroStock é um festival que se mantém continuamente desde 2007, sendo realizado em zona rural e urbana na cidade de Sapiranga Rio Grande do Sul onde já reuniu cerca de 10mil pessoas, mais de 200 bandas e centenas de artistas, entre nacionais e internacionais, gerando mais de 1000 empregos diretos trabalhando com a integração e produção colaborativa dos coletivos de produção cultural. Buscando oferecer uma programação diversificada, além dos shows que contam com os mais diferentes estilos musicais, o festival sempre abre espaços para as artes integradas realizando mostra de teatro de rua, oficinas diversas, (de formação, terapêuticas, biocontruções, e do mundo marginal) debates sobre produção cultural, lançamentos de livros, exibição de filmes, exposição de fotos, resgate histórico da região, atividades de preservação do meio ambiente e mobilidade urbana.

O festival se tornou uma potência cultural que movimenta a economia da cidade de Sapiranga e do Vale dos Sinos e Paranhana, tendo como vocação envolver o maior número possível de pessoas, seja como prestadores de serviços, fornecedores de produtos, como público, além de mobilizar pessoas de todo o estado do RS e de fora dele. que sempre organizam caravanas rumo à Sapiranga para participar do evento. Com a proposta da coletividade e colaborativismo, fazendo uso de ferramentas digitais, interligando milhares de pessoas em redes de trabalho constantes e fluentes, o festival oferece como contrapartida a formação profissional dos envolvidos, levando em consideração a experiência prática que o festival viabiliza aos integrantes da equipe. Através da Universidade Fora do Eixo, estão abertos editais de vivência que podem ser encontrados aqui neste blog e também nas Redes Socias.

 O evento nutre a proposta de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, provocando o questionamento acerca da utilização dos recursos naturais de forma sustentável e inteligente.

 O Morrostock tem se mantido, principalmente, através do trabalho voluntário dos profissionais envolvidos que investem sua força, e também, por escassos apoios externos e recurso de bilheteria. Com um crescimento significativo ano após ano e graças ao uso da moeda complementar, FDE CARD, possibilitando a valoração do trabalho contabilizado, que é retribuído em troca de serviços. Além da moeda solidária, o festival vem contando gradualmente com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Prefeitura da Cidade de Sapiranga, com instituições Governamentais como Detran, Corsan, Instituto Estadual de Música, Secretaria de Cultura do RS e está sempre aberto para o diálogo com novos parceiros e apoiadores. Atualmente é integrado à Plataforma de Festivais do RS, à Rede Brasil de Festivais Indpendentes que conta com 107 festivais Brasil a fora, sendo 12 destes representantes do Circuito Sul que será lançado durante o congresso Fora do Eixo Cone Sul, que acontece de 15 a 19 de agosto em Porto Alegre.

Viver o Morrostock é estar ligando-se a um evento que, por sua vez, oferece uma programação diversa de qualidade e acessível, incentivando e desenvolvendo a formação de público, envolvendo a comunidade em um evento anual e de continuidade fomentando a cultura em uma região importante do Rio Grande do Sul como é o caso do Vale dos Sinos e Paranhana.

Viva o Morrostock!

Para entrar em contato com a organização do Morrostock, mande email para: morrostock@gmail.com

Deixe um comentário